Fotos: Arquivo Pessoal
Os irmãos gêmeos bivitelinos Alice e Arthur Szepanski Guasso nasceram um mês antes do previsto. Ela chegou ao mundo pesando 1 quilo e 900 gramas e medindo 41 centímetros, e ele, com 1 quilo e 420 gramas e 39 centímetros. A menina e o menino nasceram por intermédio de parto cesariana, em 24 de janeiro, às 11h36min e às 11h40min respectivamente, no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e precisaram ficar internados na Unidade de Terapia Intensiva Neo Natal por 22 dias para ganhar peso. Alice é muito calminha, dorme bastante e é muito parecida com a mãe. Já Arthur é mais agitado e tem os traços de personalidade do pai.
Logo nos primeiros dias, os pequenos foram alimentados com complemento, mas a mamãe de primeira viagem, a fisioterapeuta Sarita Szepanski Ramos, 40 anos, visitava os filhos três vezes por dia e deixava leite materno para eles. Ela precisou ficar 44 dias de repouso absoluto antes do nascimento dos gêmeos, para que eles ganhassem peso e se desenvolvessem o máximo possível na barriga.
Sarita e o marido, o gerente de lojas Fabio André Guasso, 41 anos, conheceram-se ainda na adolescência, em Santo Ângelo, cidade em que nasceram. Eles namoraram por um tempo, mas acabaram se separando.
- Cada um seguiu sua vida e fez seu futuro. Um certo dia, já em Santa Maria, eu acabei indo a uma festa e encontrei ele. Desde então, nos falamos todos os dias e resolvemos recomeçar - conta Sarita.
O casal está junto há cinco anos. Guasso já tinha uma filha, a estudante Fabiana, 20 anos. Ela surpreendeu o pai e a madrasta com a reação que teve ao saber que teria irmãos gêmeos.
- A Fabi chorou, se emocionou, ficou muito alegre. Estávamos com medo de ela ter ciúmes, por ser a única filha, mas ela foi incrível, com sua felicidade tão única - relembra a mãe dos gêmeos.
A irmã mais velha é bem participativa e, sempre que não está na faculdade, fica com os bebês. Ela troca as fraldas, ajuda no banho e dá muito carinho aos irmãos.
Sarita conta que ela e o marido já planejavam ter um filho, mas quando ela desconfiou da gravidez, o teste de farmácia deu negativo. Para tirar as dúvidas, ela fez um teste de laboratório. A alegria foi imensa diante do resultado positivo e, na mesma semana, ela marcou um ultrassom para saber de quantas semanas estava grávida. Foi aí que chegou a surpresa:
- Eram gêmeos! Tinha dois bebês na minha barriga. Nós levamos um susto.
O papai assumiu o banho dos pequenos. Ele coloca músicas infantis para os filhos se acalmarem e conta com a ajudade Sarita ou Fabiana. Na UTI Neo Natal, também era ele quem banhava os dois.
- É tão difícil sair para trabalhar e deixar meus pequenos. A vontade é de ficar junto deles o dia todo - diz Guasso.
No momento do parto, foi ele quem ficou ao lado de Sarita e segurou a mão dela, em uma tentativa amorosa de oferecer segurança à mamãe. Quando os bebês saíram da UTI, a família se reuniu para comemorar o ganho de peso e o retorno deles para casa.
Os pais ainda estão escolhendo a igreja e a data para batizar os dois. O desejo é que seja no oitavo mês de vida das crianças. Os padrinhos são familiares e amigos de longa data do casal.
Nasceu Ághata Marques Portes
OUTROS NASCIMENTOS EM SANTA MARIA
Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo
07/04
Arthur Wentz Fenner, filho de Daniela Pereira Wentz e Marcelo Arthur Fenner
Hospital São Francisco de Assis
09/04
Mikaella Carvalho Alves, filha de Gracieli de Souza Carvalho Alves e Jardel Soares Alves
10/04
Isabelli Goulart, filha de Catiane Medianeira Chaves Goulart
11/04
Henrrico Nunes da Rosa, filho de Marcela Domingues Nunes e Robson Silva da Rosa
12/04
Caio Muskopp Dutra, filho de Érica de Oliveira Muskopp e Matheus Rosa Dutra
As informações sobre nascimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122